Competência: Contextualizar situações e problemas da vida quotidiana e integrar as suas diferentes dimensões

Critérios de evidência:

  • Identificar situações de conflito e distinguir posições em confronto.
  • Organizar, reformular e gerir informação diversa face a uma dada realidade.
  • Interagir com diferentes atores em contexto doméstico, integrando informação diversa e solucionando conflitos.

Camões parece referir-se ao NG 2 – Complexidade e Mudança, quando escreve “Todo o Mundo é composto de Mudança, tomando sempre novas qualidades”.

Muda o Mundo, mudamos nós, mudam as relações que mantemos no nosso foro privado (família e/ou amigos íntimos). A mudança acarreta tensão, por vezes, conflito e o que se pretende é que seja capaz de evidenciar as suas competências de resolução desses conflitos/tensões, por via da interação com as “partes” envolvidas. Poderá, por isso,  explorar uma situação/problema  e explicitar a forma como promoveu essa interação e ajudou a debelar conflitos de vária ordem.

Poderá também abordar o conflito de gerações relacionado, por exemplo,  com a necessidade de afirmação dos jovens em determinada  altura da sua maturação.

Outra hipótese será a exploração de um problema pessoal (conflito interior ou conflito declarado com familiares) e a reflexão sobre os conhecimentos que mobilizou para conseguir ultrapassá-lo.

nota

No caso de ser (ou ter sido) gestor de condomínio, pode relatar e refletir sobre a forma como ajudou a solucionar conflitos com vizinhos com comportamentos e atitudes problemáticas. Neste caso poderá abordar esta competência em conjunto com a CP7 Institucional, desde que se verifiquem os critérios de evidência de ambas.

Esta competência também se cruza com STC/CLC NG1 DR1.