Competência: Reconhecer constrangimentos e espaços de liberdade pessoal

Critérios de evidência:

  • Identificar situações de autonomia e responsabilidades partilhadas
  • Compreender as dimensões inerentes à construção e manutenção do Bem Comum: Bem individual vs. Bem público na comunidade.
  • Explicitar situações de liberdade e responsabilidade pessoal

Mais algumas dicas:

Poderá explorar situações ocorridas no seu foro privado que demonstrem claramente a noção de responsabilidades assumidas com/perante o grupo restrito de familiares e amigos próximos. Mas a assunção dessas responsabilidades não deve, não pode, anular espaços e tempos de liberdade pessoal.

Uma situação  evidente será, em sua casa,  a partilha de responsabilidades na  gestão doméstica, na educação dos filhos, etc., devendo referir-se à importância que isso tem para si e para a família. Mas simultaneamente, terá de referir os momentos e as atividades de que não prescinde explicando porque são tão importantes para si (e indiretamente para a família).

Poderá abordar também a formulação de regras de conduta (direitos e deveres) e, em geral,  a educação dos seus filhos; ou a liberdade e responsabilidade inerentes à paternidade/maternidade.

Poderá ainda fazer uma análise retrospetiva da sua educação enquanto criança/jovem, especificando quando e como começou a consciencializar as noções de liberdade e responsabilidade.

Outra situação comum é a de condutor, que se desloca no espaço público partilhado pelos outros cidadãos, que transporta a família e os amigos…como interpreta os seus direitos e deveres enquanto condutor?

Com a mesma situação de vida poderá evidenciar também a competência STC/CLC6 DR3, desde que considere os respetivos critérios de evidência.