Competência: Elencar direitos e deveres na comunidade global

Critérios de evidência:

  • Identificar a sustentabilidade da comunidade global
  • Refletir sobre os direitos fundamentais através da Declaração Universal dos Direitos do Homem e outros documentos-chave.
  • Ser capaz de dialogar, argumentar e participar num vasto universo social de situações reconhecidas

Algumas dicas:

Qualquer cidadão português, é em simultâneo um cidadão do Mundo e nunca como hoje houve a consciência de que qualquer problema que ocorra seja em que lugar for da Terra, também nos diz respeito. As questões ambientais ou o constante desrespeito pelos Direitos Humanos afetam-nos diretamente, pois qualquer ser humano tem direitos e deveres para com a Terra e para com a Humanidade.

Para evidenciar esta competência poderá explorar a forma como se tenta manter a par do que vai acontecendo pelo Mundo e descrever uma situação (com amigos, com colegas, numa conversa de café, etc.), em que tenha participado num debate informal, numa conversa, defendendo o seu ponto de vista sobre a questão dos direitos e deveres na comunidade global.

Outra hipótese de trabalho será a exploração dos temas dos Direitos Humanos  ou da sustentabilidade do planeta através da análise de  uma entrevista, artigo, reportagem, etc.,  refletindo sobre o seu conteúdo (concretamente que direitos e que deveres estão em causa), sob a forma como o ajudou a formar e a fundamentar a sua opinião num debate informal ou numa conversa.

notaPoderá estabelecer-se uma ligação entre esta competência e a CP8 Macroestrutural, o que tornará possível validar as duas em simultâneo, desde que se respeitem os critérios de evidência de ambas.

A mesma situação de vida poderá ainda evidenciar a competência STC/CLC2 DR4