Últimos Cidadãos+ certificados

Hoje foi a última sessão de Júri de Certificação (Secundário) no CNO de Cacilhas… espero que neste ano letivo!

Há uma nota comum a dois dos candidatos que gostaria de salientar para suscitar a reflexão: a reconciliação com a Escola. O Luís disse-nos que, quando mais novo, procurou formas alternativas de aprendizagem e isso nem sempre foi bem aceite e valorizado pelo sistema educativo formal; agora conseguiu validar e certificar esse percurso. O João disse-nos que desistiu da Escola ao fim de três “chumbos” consecutivos porque sentiu o desfasamento entre o que lhe queriam ensinar e o que ele podia ou queria aprender…

O Bruno, o mais novo dos candidatos, terminou a sua apresentação com uma citação de Platão – “Existem três tipos de homens: os vivos, os mortos e os que andam no mar”. Tem um oceano de desafios à sua frente e, agora, a confiança e os instrumentos para começar essa demanda.

Desejo a todos as maiores felicidades e, retomando a citação do Bruno, espero sinceramente que a tormenta em que mergulharam o Processo de RVCC, em particular, e a Educação e Formação de Adultos, em geral, não nos faça naufragar e perecer a todos; aos candidatos que ficaram a meio dos seus percursos, aos Formadores, Profissionais e outros técnicos que se empenharam no serviço público de formar e qualificar a população portuguesa e ao desgraçado do nosso país a quem já bem bastavam as ameaças externas.

Aproveito para desejar a todos os Cidadãos+ boas férias e… até breve!